Praticas De Gestao Como Influenciadoras Na Qualidade Da Escola

Download Praticas De Gestao Como Influenciadoras Na Qualidade Da Escola PDF/ePub or read online books in Mobi eBooks. Click Download or Read Online button to get Praticas De Gestao Como Influenciadoras Na Qualidade Da Escola book now. This website allows unlimited access to, at the time of writing, more than 1.5 million titles, including hundreds of thousands of titles in various foreign languages.
Práticas De Gestão Como Influenciadoras Na Qualidade Da Escola

Author: Guida Scarlath Ranaira Bonfim De Sousa
language: pt-BR
Publisher: Clube de Autores
Release Date: 2022-03-27
O objetivo deste trabalho foi analisar como as atividades realizadas de forma articulada no âmbito da escola podem promover a qualidade do ensino. Nele procuramos identificar como o gestor articula as atividades desenvolvidas na escola para que essas possam assegurar a qualidade da atividade ali realizada. Partimos do pressuposto de que essas atividades devem ser realizadas no coletivo como garantia dessa qualidade. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa com base na etnometodologia. Para coletar os dados primeiramente fizemos uso da observação, em seguida realizamos entrevistas individuais com as pessoas envolvidas no campo de investigação, a análise e interpretação dos dados foram feitas tendo como base a análise do discurso, e escuta sensível. Alguns teóricos como: Luck (2010), Libâneo (2008), Wittmann (2010) foram fundamentais no estudo sobre a temática. Os resultados apontam para o fato de que o gestor toma a maioria das decisões sozinho; havendo pouca participação dos membros internos e externos na escola, além de os membros demonstrarem que não conhecem os assuntos pertinentes à escola. Em muitas falas contradizem-se com os colegas, percebemos com isso a inexistência da integração entre os indivíduos que deveriam ter um objetivo em comum: proporcionar uma escola de qualidade.
A Escola Pública de que Precisamos

Author: Fernanda Marsaro dos Santos
language: pt-BR
Publisher: Paco Editorial
Release Date: 2018-06-19
Discutir qual é a escola pública de que precisamos é um desafio permanente para todos que se dedicam à educação básica no Brasil. As dimensões do país, a diversidade de sua população e os processos históricos que marcam a construção da nação brasileira ampliam a complexidade dessa tarefa, que, com a intensidade e a velocidade das mudanças trazidas pelas novas tecnologias, criaram um quadro de permanente transformação nas últimas décadas e que deve persistir nas próximas. A obra A Escola Pública de que Precisamos: novas perspectivas para estudantes e professores, organizada por Fernanda Marsaro dos Santos e Kleber Vieira Pina, reúne textos de professores de educação básica, acadêmicos, formuladores de políticas públicas e teóricos da Educação dedicados a avançar no entendimento sobre os modelos de escola que devemos construir. Todos, provavelmente, compartilham a inquietante indagação de Darcy Ribeiro quando buscava entender "por que o Brasil ainda não deu certo". A Educação, como caminho de transformação, é um dos raros consensos no momento atual e os desdobramentos desse entendimento são variados e diversos. Esta obra, ao reunir diferentes autores e visões sobre como deve ser a escola pública, oferece uma contribuição importante para o debate, reafirmando valores democráticos, de pluralidade, inclusão e respeito à diversidade. (Daniel Louzada-Silva)
Conselhos Escolares, Gestão Democrática e Qualidade de Ensino: é Possível Estabelecer Relações?

Author: Maria de Fátima Magalhães de Lima
language: pt-BR
Publisher: Editora Appris
Release Date: 2020-10-14
É possível estabelecer relações entre gestão democrática, conselhos escolares e qualidade do ensino? Escolas reconhecidas pela qualidade do ensino ministrado tendem a apresentar conselhos escolares atuantes e influentes na gestão escolar? O interesse dos pais e dos agentes escolares pelo desempenho dos alunos nessas escolas influencia a participação desses segmentos da comunidade nos conselhos e na gestão escolar? Os diretores dessas escolas fortalecem os mecanismos de gestão democrática, no sentido de estabelecer relação entre participação e o trabalho pedagógico desenvolvido?