Para Alem Do Consumo


Download Para Alem Do Consumo PDF/ePub or read online books in Mobi eBooks. Click Download or Read Online button to get Para Alem Do Consumo book now. This website allows unlimited access to, at the time of writing, more than 1.5 million titles, including hundreds of thousands of titles in various foreign languages.

Download

Para além da prática empreendedora no capitalismo brasileiro


Para além da prática empreendedora no capitalismo brasileiro

Author: Janaynna de Moura Ferraz

language: pt-BR

Publisher: Actual

Release Date: 2021-01-03


DOWNLOAD





Lastreada nas obras de Marx e Engels, a autora perscruta a prática empreendedora a partir da crítica da economia política destes tempos. A obra apresenta um fenômeno que segue se reproduzindo; assim, as reflexões ensejadas não acabam com o fim da leitura, pois o problema em questão atravessa o cotidiano de parte significativa da população global. O livro é indicado para pesquisadoras/es e estudantes das mais diversas áreas do conhecimento, especialmente cursos de graduação e pós-graduação nas ciências humanas e sociais. A obra também pode interessar trabalhadoras/es de movimentos sociais comprometidos com a transformação radical da sociedade.

Para além do capital


Para além do capital

Author: István Mészáros

language: pt-BR

Publisher: Boitempo Editorial

Release Date: 2021-01-29


DOWNLOAD





Uma Teoria de Direito Criminal: para além da Tutela de Bens Jurídicos


Uma Teoria de Direito Criminal: para além da Tutela de Bens Jurídicos

Author: Marco Antonio Santos Reis

language: pt-BR

Publisher: Editora Dialética

Release Date: 2021-08-26


DOWNLOAD





A crise dos fundamentos do direito penal chega ao século XXI sem aparente solução. A ainda majoritária teoria segundo a qual cabe ao direito penal a proteção de bens jurídicos dá mostras de que seu potencial se esgotou. A rigor, como busca demonstrar este trabalho, a função de exclusiva proteção a bens jurídicos assinalada ao direito penal apresenta mais inconveniências do que vantagens: a tendência ao recrudescimento da intervenção penal, calcada no dever de maximização ou eficientização da tutela decorrente desta finalidade; a discricionariedade política do legislador; a seletividade da proteção; a dependência de constante comprovação empírica; a vagueza e obscuridade dos conceitos e a falta de um fundamento essencial. O presente estudo apresenta as principais contribuições acerca da teoria do bem jurídico e da recusa aos problemas acima identificados, reservando ao bem jurídico apenas a tarefa de ser objeto do delito e soma da lesividade, por meio de uma nova conceituação que não o confunde com um dado, um interesse ou valor, mas como uma categoria ligada à noção do sujeito dotado de autonomia. Para isto, o estudo procura o fundamento para o Direito Penal na consciência intencional husserliana e na filosofia dos valores, em grande parte de Scheler, à luz do valor absoluto da pessoa e de sua teoria sobre as formas e essência da simpatia. Neste sentido, em síntese, o Direito Penal se fundamenta no estado inescapável de coexistência entre sujeitos conscientes, dotados de autonomia e falíveis, competindo a este ramo do direito uma função declarativa (declarar as esferas do proibido e do permitido) e uma função atributiva de responsabilidade, mas não uma função protetiva de bens jurídicos. O bem jurídico, por seu turno, é definido como a possibilidade de o sujeito estabelecer uma relação com um objeto que lhe é de valor no mundo da vida.